Nos últimos anos os projetos de energia solar vêm ganhando espaço e conquistando a preferência como meio de geração de energia elétrica. Afinal o uso dos raios solares é uma alternativa viável, econômica e simples. Isso tem levado ao crescimento de instalações de usinas solares fotovoltaicas, além é claro, dos sistemas residenciais. 

Uma usina solar, diferente dos projetos que atendem empresas e casas, é um sistema fotovoltaico de grande porte. A construção é voltada para a produção e venda de energia elétrica e não para o autoconsumo. O projeto utiliza milhares de placas fotovoltaicas, para transformar a luz do sol em eletricidade, distribuindo para os centros urbanos por meio de linhas de transmissão. 

Vantagens da usina solar  

O Brasil por ser um país próximo à linha do Equador e com algumas das médias anuais de radiação solar mais elevadas do mundo, possui grande potencial para a aplicação dessa tecnologia praticamente em toda a sua extensão. E são grandes as vantagens da usina solar: começando pela sustentabilidade de sua energia limpa, pois não emite gases poluentes, e o baixo impacto ambiental na instalação do seu projeto. Aliado a isso é de baixo custo de manutenção, e tem longa vida útil dos painéis que é de mais 25 anos.   

Mas a instalação de uma usina solar fotovoltaica envolve quesitos e fatores de viabilidade que precisam ser estudados e analisados. Para isso é necessário contar com uma equipe de especialistas que será responsável por dar suporte em todas as etapas do processo. 

Viabilizando a construção   

São profissionais que vão colaborar e subsidiar com informações na escolha das melhores áreas, verificar e avaliar possíveis restrições ambientais. Também estarão encarregados do desenvolvimento da documentação do projeto, obtenção da aprovação da construção e a autorização dos órgãos ambientais, segurança e saúde. Além de realizar estudos ambientais, cuidar de todo trâmite legal necessário e ainda propor estratégias para aumentar e assegurar a viabilidade do empreendimento. 

A partir da realização dos estudos de viabilidade, a etapa de construção é rápida e fácil. Os painéis vêm prontos e basta conectar uns aos outros. As placas solares são constituídas com células fotovoltaicas formadas por materiais semicondutores capazes de converter a irradiação solar em energia elétrica.  

Essas ações elencadas são práticas realizadas pela Veritas que atua em todo o país, consolidando a instalação de usinas solares fotovoltaicas em diversos estados. Sem dúvida alguma a energia solar é uma das melhores soluções para evitar um possível colapso na matriz energética brasileira. 

Ficou com alguma dúvida?
Tire agora mesmo pelo WhatsApp!